segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Cinco contra um?




As estatísticas, dizem, são como um biquíni: revelam tudo, exceto o essencial. Vem-me à mente esse dito popular quando, ao analisar a tabela do Brasileiro 2016, deparo-me com os cinco adversários que o Internacional persegue, tal qual o cão da fotografia acima, no campeonato particular que disputa para escapar do rebaixamento:

Sport;
São Paulo;
Derrota da Bahia;
Cocôritiba;
Cruzeiro.

Ora, a essencialidade da coisa vai além desses cinco clubes desgraçados, companheiros de nosso Cocôlorado na luta inglória pela dignidade. Explico: não são bem cinco contra um, mas oito, já que a lista do senso comum não inclui:

Figueirense;
Ponte Preta para o futuro;
Chapecocôense.




Estamos, portanto, lutando contra oito clubes desgraçados. Somos, destarte, nove times horrorosos em busca de sete vagas. Somente dois, desses nove, juntar-se-ão a Santa Cruz e América na Série B 2017. 

Cabe a todo colorado acompanhar o desempenho dos oito clubes acima citados, em uma espécie de campeonato especial do fracasso: as nove babas.

Por fim, estatisticamente, folgo em dizer, o Internacional já cumpriu seu calvário. Nada pode ser pior do que ter navegado as águas da ruindade por tanto tempo... Parece-me que não há, pelo menos na frieza dos números, espaço para piorar mais. Assim, nas rodadas derradeiras do certame, outro clube deverá ocupar a posição que ora ocupamos, que é a de oitavo lugar entre as nove babas.

Essencialmente,
Dom Ciffero

Nenhum comentário:

Postar um comentário